A Aprendizagem Oportuna

O projeto pedagógico do Colégio Porto Real (Projeto Optimist) promove a aprendizagem oportuna, oferecendo aos alunos uma rica e organizada estimulação para que alcancem, segundo as possibilidades pessoais de cada um, níveis de maturidade neurológica, desenvolvimento e aprendizagem ótimos.

A aprendizagem oportuna não é precoce. Cada criança deve cobrir as etapas lógicas de aprendizagem de forma natural e não deve ser forçada nunca a fazer algo para o qual não está preparada.

A Educação Oportuna

As conexões entre os neurônios se ativam quando chega um estímulo ao cérebro. Para que uma informação (olhar um brinquedo, por exemplo) se converta em estímulo deve despertar o interesse da criança.

Isso tem importantes consequências para a educação. Interessa facilitar o desenvolvimento, a manutenção e o uso do maior número possível de conexões e circuitos neuronais, aproveitando o que os atrai e interessa. Se utilizarmos técnicas adequadas a seu nível de desenvolvimento, o aluno se divertirá com sua aprendizagem e colaborará com entusiasmo e interesse. Este é o autêntico sentido das metodologias específicas do Projeto Optimist.

E como incidir no desenvolvimento neural da criança? Oferecendo-lhe uma variada e ampla gama de estímulos sensoriais e motrizes. Trata-se, portanto, de oferecer aos alunos numerosas ocasiões de pôr em exercício seu potencial de aprendizagem (tanto físico, como intelectual, afetivo e volitivo) nos períodos de mais plasticidade neurológica e psicológica, nos momentos em que essas aprendizagens se adquirem com mais rapidez, naturalidade e agrado (períodos sensitivos).