Colégio Porto Real

Os métodos ativos partem do pressuposto de que a criança é um ser em desenvolvimento no qual a atividade espontânea e natural é uma das condições para seu crescimento físico e intelectual.

Não se deve forçar suas possibilidades de atuação nem freá-la no que é capaz de fazer, daí a necessidade de que os conteúdos sejam escolhidos e dosados de acordo com a idade, os interesses e as necessidades de cada etapa do processo de desenvolvimento.

Estimula-se mais a atividade das crianças propondo dificuldades acessíveis. Quando a professora resolve os problemas que surgem, não há lugar para o esforço pessoal. Quando a dificuldade é irresolúvel e ultrapassa os meios que a criança dispõe, aparecem a desilusão e a passividade.

O aprender operativo é um aprender “fazendo”. Na programação do trabalho, a professora centrará sua atenção no que as crianças deverão fazer para aprender, mais do que em que vai fazer para ensinar.

Deve-se animar a atitude de superação, e fazer com que a criança saiba de suas conquistas.