Colégio Porto Real

As aprendizagens contribuirão ao desenvolvimento da criança na medida em que sejam significativas, isto é, que a criança possa estabelecer relações entre suas experiências prévias e as novas aprendizagens. Deste modo, terão sentido para ela e atrairão seu interesse.

A aprendizagem não se produz por acumulação de novos conhecimentos sobre os que já se possuem, mas pelo estabelecimento de conexões e relações entre o novo e o que já é sabido, vivido ou experimentado.

A aprendizagem significativa é contrária a memorística. A criança, construtora de sua própria aprendizagem, deve relacionar o aprendido e dar-lhe sentido a partir da estrutura intelectual prévia. Mas, antes, constrói seu próprio conhecimento porque quer e está interessada nele.

Cada conceito é trabalhado em diversos contextos com atividades variadas, para assim fixá-los melhor, dar-lhes originalidade e interesse e evitar a monotonia. Por exemplo, ao trabalhar com elementos materiais procuramos que a criança perceba com todos os sentidos possíveis: se trata-se de conhecer uma laranja, deverá cheirá-la, vê-la, tocá-la, comê-la…

Para facilitar a aprendizagem significativa buscamos pontos de apoio (recursos didáticos): objetos e coisas reais, representações tridimensionais, materiais impressos, brinquedos e jogos educativos, materiais didáticos, fantoches…