Acreditamos que a professora não é uma mera transmissora de conhecimentos mais ou menos amplos, mas deve promover o desenvolvimento completo da pessoa de cada um dos seus alunos, com uma função educadora dirigida à totalidade da pessoa e não somente à dimensão cognitiva. Para desempenhar sua tarefa com qualidade, ela necessita refletir sobre o próprio trabalho para melhorá-lo, com uma atitude de formação permanente e disposição para o trabalho em equipe.

A professora tem o papel de mediadora na aprendizagem de seus alunos, de facilitadora de suas descobertas. Mas, é o aluno quem em última instância modifica e reelabora seus esquemas de conhecimento construindo sua própria aprendizagem. As possibilidades das crianças – muito mais ricas do que habitualmente se crê – se manifestam com todo seu vigor sempre que saibam graduar as dificuldades e adaptá-las ao ritmo de cada um.