Colégio Porto Real

Desenvolvemos o pensamento matemático desde o ponto de vista funcional e manipulativo, mediante a observação e a experimentação de materiais. Desta maneira, as crianças começam a discriminar, abstrair, generalizar e estabelecer relações matemáticas básicas. Para tanto, utilizamos os seguintes materiais:

  • Blocos lógicos: Trabalhamos o reconhecimento de cada bloco, classificações, comparações, seriação, relação de pertinência, definição de elementos pela negação e realização de transformações lógicas.
  • Ábaco: Trabalhamos o sistema de numeração, procedimento de cálculo de forma racional, representação mental das operações e prática racional de cálculo.
  • Escala Cuisenaire: São umas barrinhas coloridas que foram criadas pelo professor belga Emile-Georges Cuisenaire. O material ajuda a criança a construir conceitos básicos de Matemática. Trabalha-se sucessão numérica, comparação e inclusão, as quatro operações, frações.
  • Bits de matemática: São cartolinas com números e pontos. Estão compostos por bits de numeração, quantidade, somas e subtrações. Sua finalidade é oferecer a criança estímulos visuais que encham de significado a simbologia matemática.