Colégio Porto Real

No Porto Real, o desenvolvimento da linguagem é trabalhado fundamentalmente por meio de poesias, trava-línguas, adivinhações e contos.

Sabemos que a aquisição da linguagem se realiza essencialmente por impregnação, imitação e repetição. Com essas atividades diárias, as crianças vão adquirindo uma articulação mais clara e uma memória e compreensão verbal melhor.

Com as poesias, trabalhamos a educação do ouvido, do sentido rítmico, da voz, do movimento, do gesto e da expressão corporal. Melhora-se a articulação e a emissão da voz, assim como a formação de frases. Desenvolve-se a linguagem e amplia-se o vocabulário e se potencializa a memória e a imaginação.

Os trava-línguas servem para exercitar e melhorar a forma de falar das crianças. Também é uma atividade ideal para adquirir rapidez na fala, com precisão e sem equivocar-se.

As adivinhações são brincadeiras que além de divertir, ajudam a ensinar: estabelece relações entre conceitos, desenvolve a compreensão e a imaginação.

Os contos ajudam a criança a escutar e a entender uma história, abre-se a mente da criança a outras culturas, mundos e entornos e lhe proporciona uma magnífica ferramenta para o desenvolvimento da sua imaginação.

As práticas buco-faciais são exercícios com a boca, língua, lábios, bochechas, etc., para obter um movimento mais perfeito e portanto um melhor som, pronúncia e fala da criança.