Mediante os bits, estamos proporcionando uma grande quantidade de estímulos de forma lúdica, sem criar tensões, sem obrigar. Os objetivos fundamentais que perseguimos com os bits são desenvolver a memória visual e auditiva, criar redes neurais de informação, aumentar a capacidade de retê-la, desenvolver a inteligência aprendendo a relacionar umas informações com outras pondo a base para a aquisição de futuros conhecimentos.

Bits de Palavras e de Imagens

São palavras isoladas apresentadas às crianças de forma rápida e sequenciada para estimular a leitura global. A cada mês é apresentada uma coleção com 10 bits composta por palavras do vocabulário que pertencem ao centro de interesse. Já os bits de imagens são desenhos que correspondem aos bits de palavras.

Além da passagem dos bits, também são realizadas atividades e brincadeiras de forma a consolidar as informações (por exemplo, relacionar desenho com a palavra).

Bits de Quantidade e Numeração

São um apoio à aprendizagem da matemática, oferecendo ao aluno estímulos visuais através de quantidades que são apresentadas de forma rápida e sequencial seguidas da apresentação de seus respectivos números.

Bits de Inteligência

Os bits de inteligência são unidades de informação apresentadas às crianças de forma adequada a seu momento evolutivo, para a aquisição de conhecimentos sólidos.

Um bit de inteligência é uma imagem que mostra qualquer informação nova de forma clara e precisa. Os bits são apresentados aos alunos por categorias, por exemplo as aves, autorretratos de pintores, flores, instrumentos musicais, mamíferos, inventores, pintores… As categorias são temas de conhecimentos gerais e científicos.