Passear aprendendo e aprender passeando, pode ser uma descrição resumida dessa situação de aprendizagem, que consiste em realizar um pequeno caminho diário pela escola. Com os passeios, rompemos a barreira das paredes de sala para aproximarmos da natureza e aprendermos diretamente dela, em um clima de alegria e tranquilidade.

No passeio, são realizadas atividades que ampliam o vocabulário e desenvolvem a motricidade, os sentidos, a memória e os hábitos de conduta. Sua duração é de aproximadamente 10 minutos.

Durante o trajeto, são feitas algumas paradas para passar aos alunos as informações previstas, nomeando objetos, dando informações sobre suas características, função, etc. Procuramos que as crianças desenvolvam sua curiosidade intelectual e sua capacidade de observação e análise, ao mesmo tempo que enriquecem o vocabulário.

Além disso, exploramos conceitos básicos trabalhados em sala (por exemplo, em cima, debaixo, diferente, junto…). Esporadicamente, o passeio de aprendizagem é realizado com a professora de inglês.