Colégio Porto Real

Na educação infantil, a psicomotricidade atua como um importante instrumento de ensino e dá suporte a todo processo de desenvolvimento da criança.

Um dos objetivos do nosso programa de psicomotricidade é auxiliar o desenvolvimento neurológico, estimulando e fazendo um trabalho preventivo às possíveis dificuldades de aprendizagem, leitura, escrita, motoras, emocionais…

Além disso, trabalhamos as percepções táteis, visuais, auditivas e cenestésicas e buscamos fortalecer a autoestima de cada aluno, a partir de suas conquistas e da superação de suas dificuldades.

As turmas têm aulas com a professora especialista duas vezes por semana e nos outros dias, a própria professora regente realiza o circuito psicomotor pré-estabelecido. São trabalhados os seguintes conteúdos psicomotores: orientação e organização espaço-temporal, coordenação motora, tonicidade, controle respiratório, dissociação das partes do corpo e equilíbrio.

Utilizamos variadas técnicas de trabalho, entre elas, destacam-se os circuitos psicomotores, jogos de expressão livre, brincadeiras populares e atividades rítmicas.