Colégio Porto Real

A educação do homem pode resumir-se a ajudá-lo a ser quem é, a alcançar seu fim, com a ajuda de disposições éticas que lhe facilitem a prática do bem. As virtudes humanas são atitudes firmes, disposições estáveis, perfeições habituais do entendimento e da vontade, que regulam os nossos atos, ordenam nossas paixões e guiam nossa conduta segundo a razão e a fé.

As virtudes como a sinceridade, honradez, generosidade afetam a vida inteira do homem e servem para trabalhar bem todas as manifestações da existência humana. É possível identificar uma série de virtudes fundamentais que constituem pontos de referência para toda a atividade implicada na formação dos alunos, como se pode ver abaixo:

  1. VIRTUDE DA ORDEM E DO AUTODOMÍNIO: favorecerá o domínio de si, o controle do prazer, o conhecimento próprio, a humildade, o equilíbrio, serenidade, sinceridade, respeitar a natureza, a higiene e limpeza, ordem temporal e afetiva.
  2. VIRTUDE DO TRABALHO: auxiliará o empenho no trabalho bem feito, esforço, fortaleza, laboriosidade, aproveitamento do tempo, paciência, magnanimidade, audácia.
  3. VIRTUDE DA RESPONSABILIDADE: incentivará a aceitação das normas, da obediência, do uso responsável da liberdade, da maturidade, prudência refletida, capacidade de compromisso com a verdade, coerência, autenticidade, autonomia e espírito de iniciativa.
  4. VIRTUDE DA GENEROSIDADE: iluminar o valor da esmola, da ajuda ao próximo, de compartilhar os brinquedos, da doação de roupa e tempo para os mais necessitados, entre outros.
  5. VIRTUDE DA ALEGRIA: estimulará a consciência e satisfação pelo trabalho bem feito, otimismo, disposição positiva, bom humor, esportividade nas derrotas, paz interior.
  6. VIRTUDE DE PIEDADE: provocará princípios religiosos e sentido transcendente da vida. Espírito de oração e culto a um Deus Criador. Esperança. Confiança em Deus e nos demais. Espírito de serviço.