Unidades Didáticas Quinzenais

Em cada unidade didática pedagógica, distinguem-se dois tipos de objetivos: objetivos fundamentais, que devem ser dominados por todos os alunos, por responderem aos conteúdos básicos e pela sua importância formativa. Objetivos individuais: que permitem aprofundar em quaisquer dos aspectos da unidade didática e estender ao interesse cultural dos alunos, segundo a capacidade ou as preferências individuais de cada um.

As atividades de ensino-aprendizagem

A seleção de atividades de ensino-aprendizagem melhor adaptadas para cada aluno, através das quais se alcançarão os objetivos previstos, constitui, sem dúvida alguma, a tarefa mais importante e completa de toda a programação.

As atividades devem ser organizadas por meio de tarefas ou pequenos projetos com sentido que a criança deve executar. A tarefa é um conjunto organizado de atividades que orienta o processo de aprendizagem do aluno.

Tipos de Atividades

1. Atividades de iniciação: são aquelas propostas pelo professor com a finalidade de motivar e introduzir a aprendizagem, ou de facilitar ao aluno a relação com experiências ou conhecimentos anteriores.
  2. Atividades de Exploração: inclui o conjunto de atividades mais características dos métodos ativos. Sua finalidade é que os alunos tenham a oportunidade, a ocasião de descobrir a informação.
  3. Atividades de Integração: são aquelas de caráter individual ou grupal, que estão direcionadas para os alunos organizarem e relacionarem os dados obtidos.
  4. Atividades de criação: são aquelas que se produzem como resultado da transformação dos conhecimentos adquiridos em elementos ativos para novas aprendizagens, surgidos como consequência da autoestimulação da criança, que provoca processos de curiosidade e de criação imaginativa.
  5. Atividades de fixação: este tipo de atividade tem como finalidade consolidar o aprendizado e evitar o esquecimento. São tarefas tradicionais de exercitação e memorização.
  6. Atividades de aplicação: são dirigidas para proporcionar ocasiões de verificação, e comprovação de suas próprias descobertas ou para fazer uso do que foi aprendido.