A tutoria é um meio de atenção pessoal a cada família e a cada aluno.

Na educação infantil, de modo muito especial, deve haver continuidade entre o ambiente escolar e o familiar para conseguir uma educação eficaz. Daí a especialíssima importância da atuação conjunta concretizada nas entrevistas da professora com os pais do aluno.

As tutorias acontecem a cada três meses. Nessas ocasiões, os pais:

• Têm a oportunidade de receber assessoramento sobre os problemas educativos que seu filho possa apresentar;
    • Encontram ajuda, impulso e apoio para os momentos de desânimo, quando a tarefa de educar torna-se pesada;
    • Recebem um relatório para saber como o filho se comporta no âmbito escolar e com isto poder conversar e orientar melhor a criança sobre os aspectos que precisam ser melhorados;
    • Conhecem os pontos fortes de seus filhos e como apoiar-se neles para neutralizar os pontos fracos;
    • Sabem, em cada etapa, como está o desenvolvimento psicológico de seu filho e com isso podem prever a forma como tratá-lo.
    • Em educação se deve chegar antes: prevenir é evitar muitos problemas;
    • Aprendem a planejar a educação dos filhos definindo objetivos educativos para a melhora pessoal em cada momento.

O esforço dos pais em participar das reuniões acaba por uni-los, uma vez que necessitam chegar a um acordo em suas ideias educativas. Esse exercício traz como benefício adicional a melhora pessoal de cada um, pai e mãe.

A educação está hoje, em muitos âmbitos, muito influenciada por um ambiente contrário à melhora da pessoa. Trata-se de uma realidade. As reuniões de tutoria ajudam a combater as influências negativas do ambiente, a ir contra a corrente.