Objetivos Gerais do Fundamental Porto Real

As capacidades gerais, que serão aquelas trabalhadas em todas as áreas, têm em conta que a criança dessa idade tem características psicológicas e desenvolvimento físico e mental peculiares. Por essa razão, o Ensino Fundamental I possui um nível de substancialidade própria, em que há momentos ótimos para a aprendizagem e a aquisição de hábitos de conduta.

Ao finalizar o Ensino Fundamental I, como resultado desse processo, o aluno terá desenvolvido a capacidade de:

1. Aplicar as técnicas de trabalho intelectual (processos de pensamento, habilidades mentais, técnicas de estudo, etc.) necessárias para realizar sua tarefa com a maior perfeição possível, cuidando dos detalhes de ordem, pontualidade, limpeza e cuidado com os instrumentos de trabalho, valorizando a obra bem feita como meio de aperfeiçoamento pessoal.

2. Compreender e produzir mensagens orais e escritas em português, atendendo a diferentes intenções e contextos de comunicação. Compreender e produzir mensagens orais e escritas simples e contextualizadas em língua estrangeira (inglês).

3. Utilizar na resolução de problemas simples os procedimentos oportunos para obter a informação pertinente e representá-la mediante códigos, levando em conta as condições necessárias para sua solução.

4. Identificar e apresentar questões e problemas a partir da experiência diária, utilizando os conhecimentos adquiridos, os recursos disponíveis e a colaboração de outras pessoas, se for necessário, para resolvê-los de forma autônoma e criativa.

5. Utilizar os diferentes meios de expressão (verbal, corporal, visual, plástica, musical e matemática) para se comunicar, desenvolvendo o raciocínio lógico, verbal e matemático, assim como a sensibilidade estética, a criatividade e a capacidade para valorizar e apreciar as obras e manifestações artísticas.

6. Adquirir hábitos de caráter ético e religioso que levem a prezar a importância dos valores básicos da cultura e do espírito e adquirir gradualmente um sentido mais profundo da liberdade e da responsabilidade mediante o desenvolvimento das virtudes humanas e de suficiente critério moral.

7. Empregar com proveito e iniciativa o tempo livre, mediante a prática habitual das preferências esportivas e culturais.

EDUCAÇÃO INFANTIL
ENSINO FUNDAMENTAL