EDUCAÇÃO PERSONALIZADA

A Educação Personalizada

A Educação Personalizada oferecida pelo Colégio Porto Real tem como objetivo que cada aluno, com a ajuda de seus pais e professores, desenvolva suas capacidades e aptidões de forma a chegar a ser o que almeja no futuro.

Ajudamos o aluno a conhecer-se, a fazer bom uso de sua liberdade, a esforçar-se por conseguir um rendimento acadêmico satisfatório e a alcançar seus objetivos educativos.

Adotamos um modelo educativo baseado nos princípios da Educação Personalizada, idealizada por Víctor García Hoz (1911-1998). A Educação Personalizada é uma prática educativa centrada na pessoa, entendida como um ser curioso e ativo que explora e transforma o mundo que a rodeia. A ação pedagógica visa, portanto, o crescimento harmônico de todas as dimensões pessoais: intelectual, humana, cultural, estética, física e espiritual desde a Educação Infantil. Corpo, mente e alma.

O Colégio Porto Real adota, a partir do ensino fundamental, a educação single-sex, modelo educativo utilizado em vários países da Europa, como um facilitador da educação personalizada.

Conheça alguns diferenciais da Educação Personalizada do Colégio Porto Real:

Parceria Pais-Colégio

Programa de formação de pais

O Colégio Porto Real presta às famílias um assessoramento educativo de qualidade, oferecendo-lhes modos práticos para fazer da vida familiar uma fonte de estímulos para o desenvolvimento de seus filhos.

A organização de cursos e palestras e a orientação sobre leituras são alguns dos meios colocados à disposição das famílias. Nesses eventos, trata-se de diversos temas relacionados a questões essenciais da vida familiar e da educação em cada faixa etária.

Tutorias
Já a tutoria é um meio de atenção pessoal a cada família e a cada aluno que se concretiza em uma reunião trimestral dos pais com o professor. É o meio por excelência para colocar em prática a educação personalizada. Nessa reunião, os pais:

• Recebem um relatório para saber como o filho se comporta no âmbito escolar e com isto poder conversar e orientar melhor a criança sobre os aspectos que precisam ser melhorados;
• Conhecem os pontos fortes de seus filhos e como apoiar-se neles para neutralizar os pontos fracos;
• Aprendem a planejar a educação dos filhos definindo objetivos educativos para a melhora pessoal em cada momento.

*A partir do ensino fundamental, as tutorias são feitas com os pais e também com os alunos, de forma a ajudá-los a crescer em conhecimento próprio e a definir planos de melhora pessoal e acadêmicos.

Informativo do Conteúdo Pedagógico na Educação Infantil
Um modo de favorecer o protagonismo dos pais na educação infantil é manter-lhes informados dos conteúdos que se trabalham no colégio e as possibilidades que o seio da família oferece para sua maior aprendizagem.

Para isso, ao começar uma nova unidade, no início de cada mês, o colégio envia aos pais um informativo completo sobre o conteúdo a ser trabalhado nas diversas áreas (linguagem, matemática, inglês, artes, psicomotricidade, música, religião, hábitos de refeitório, virtudes etc.).

Cantar as canções com as crianças em casa ou contar-lhes de novo o conto da unidade é uma maneira de que os pais se sintam protagonistas e continuadores do trabalho educativo que se desenvolve no colégio.

Clique aqui para conhecer um Modelo de Informativo Mensal para os pais

Formação Humana e Cristã

Educação em virtudes

No Porto Real, buscamos fomentar nos alunos hábitos que lhes permitirão atuar bem em qualquer circunstância e por vontade própria.

A educação em valores e virtudes inicia-se na mais tenra infância com a aquisição de hábitos positivos. Nos primeiros anos de vida, encontramos momentos ótimos para essas aprendizagens concretas, que devem ser aproveitados para desenvolver hábitos de ordem, obediência, sinceridade, alegria, generosidade etc.

No ensino fundamental damos continuidade ao programa de educação em valores e virtudes iniciado na educação infantil, indispensáveis para a formação integral de uma pessoa.

Trabalhamos uma virtude ou hábito por mês. Comunicamos aos pais para que trabalhem a mesma virtude em casa. Assim, buscamos uma coerência e parceria na educação dos alunos!

Religião

O ideário do Colégio Porto Real se rege por princípios da doutrina católica.

As aulas de religião acontecem uma vez por semana desde a educação infantil com o objetivo de despertar na criança o sentido de Deus e a capacidade de diálogo simples e espontâneo com Ele. Procuramos alimentar a inteligência com a fé, mediante o ensino da doutrina católica de forma apropriada à idade da criança.

Sobre Nós

Situado em uma tranquila e arborizada Rua da Barra da Tijuca, começamos nossas atividades em fevereiro de 2012, com a Educação Infantil. Hoje atendemos famílias com crianças a partir de 1 ano na Educação Infantil e Ensino Fundamental

Essencialmente promovido e impulsionado pelas próprias famílias interessadas pela educação de seus filhos, temos como entidade mantenedora a Associação de Formação Educativa e Familiar – AFEF, instituída em 2007 por pais e profissionais diversos – educadores, engenheiros, advogados, entre outros – empenhados em contribuir para uma educação de qualidade. A AFEF é uma associação sem fins lucrativos, isto é, os membros não distribuem entre si eventuais lucros, que devem ser investidos na própria entidade.

Oferecemos uma educação integral e coerente, em uma estreita colaboração das famílias com o centro educativo. Nosso ideário se rege por princípios da doutrina católica e se inspira nos ensinamentos de São Josemaria Escrivá, fundador do Opus Dei.

Fundamental Feminino

Fundamental Masculino