Vida a dois: como superar os desafios e melhorar o relacionamento

Ao casar-se, marido e mulher se entregam completamente: qualidades e defeitos, passado, presente e futuro, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença. O primeiro momento é de grande entusiasmo, permeado por sonhos e expectativas. E é assim que começa uma família!

Quando o casamento acontece o relacionamento ainda está na fase inicial, da atração e da paixão. Etapas fundamentais para impulsionar o compromisso. No entanto, para construir uma relação sólida, duradoura e conquistar o amor verdadeiro é preciso prepara-se bem, esforçar-se no dia a dia, ter atenção aos detalhes e muito mais.

O segredo da felicidade conjugal está no quotidiano, não em sonhos.

Sem olhar atento e cuidados especiais o relacionamento pode se abalar nas diferentes fases da vida: o passar dos anos, a chegada dos filhos, problemas profissionais, dificuldades financeiras etc. Todas essas etapas, no entanto, podem servir para unir mais ainda o casal, caso estejam dispostos a vencer juntos, superando os desafios com heroísmo e bom-humor. É importante acreditar que apesar de não ser fácil, vale a pena!

Para os filhos é muitíssimo importante ver a harmonia dos pais. Isso tem efeito direto em seu desenvolvimento. Presenciar conflitos ou perceber o relacionamento esfriado dos pais pode levar a criança a ter dificuldades em desenvolver sua segurança e construir sua felicidade.

O Colégio Porto Real tem uma preocupação especial com todas famílias, não só as do colégio. É missão nossa promove-las e fortalece-las em todos os âmbitos. Por isso, além de darmos assessoria educativa para que os pais tenham mais informações e ferramentas para educar melhor seus filhos, também oferecemos formações e orientações que apoiem o relacionamento do casal.

Em uma palestra riquíssima e super bem humorada, Dora Porto – master em matrimônio e família pela Universidade de Navarra, orientadora familiar, casada há mais de 45 anos, mãe e avó de 6 netos – comenta os pontos mais importantes para amadurecer o amor e ao mesmo tempo mantê-lo sempre jovem. Ela disponibiliza reflexões e dá dicas práticas para melhorar o dia a dia da vida a dois. Assista e confira: