Receitas saudáveis da Festa Junina

Todos os anos, no mês das festas juninas, a nossa nutricionista Clara Senis prepara receitas típicas com os alunos. Eles adoram conhecer os diferentes ingredientes, entender as quantidades e, principalmente, pôr a mão na massa! As atividades culinárias fazem muito bem às crianças pois ajudam-nas a aprender a fazer escolhas saudáveis, a trabalhar em algo que servirá aos outros e a saber esperar.

Encorajamos os pais que façam as receitas disponibilizadas pela Clara, pois são nutritivas e muito saborosas. Além disso, estarão passando tempo com os filhos realizando uma atividade gostosa e produtiva!

CUSCUZ

| sem leite e ovos |

Ingredientes:

500 g de tapioca
250 g de coco ralado fresco
5 copos de água
2 copos de leite de coco
1 xícara de açúcar
1 pitada (colher de café) de sal

Modo de Preparo:
Coloque a água para ferver com metade do coco ralado. Enquanto isso, misture a tapioca, o açúcar e o sal. Assim que a água ferver, jogue em cima da tapioca e mexa até ficar um creme bem grosso. Passe para o pirex que você irá servir, misture o leite de coco! Cubra e reserve até esfriar. Depois de frio adicione a outra metade do coco para decorar!

PÃO DE TAPIOCA

| sem queijo, leite ou ovos |

• 2 unidades – de batatas inglesas cozidas e descascadas
• 1 e 1/2 xícaras (chá) de goma pronta para tapioca
• 1/2 xícara (chá) – de polvilho doce
• 1/2 xícara (chá) – de polvilho azedo
• 1 e 1/2 colheres (chá) de sal
• 1/2 xícara (chá) de azeite morno
• 1 colher (sopa) de fermento químico
• 1 colher (sopa) – de água

Modo de Preparo
Amasse as batatas e reserve. Em um recipiente misture a tapioca, o polvilho doce, o polvilho azedo e o sal. Acrescente as batatas e o azeite. Vá amassando a massa com as mãos. Adicione o fermento e continue a amassar. Faça o mesmo com a água. Modele em formato de bolinhas.
Disponha em uma assadeira untada com azeite. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por 40 minutos (ou até perceber que os pães já estão douradinhos).

Falso Pão de Queijo de Inhame

• 300g de inhame cozido e amassado
• 250g povilho azedo
• 250g de povilho doce
• 150g de queijo minas padrão ralado
• 2 colheres de chá de sal
• 3 colheres de sopa de chia
• 2 ovos
• 150ml azeite aquecido

• Água aquecida o quanto baste

Misture o polvilho com o azeite morno, sal e chia. Adicione o inhame e amasse bem com as mãos. Sove a massa. Depois, adicione os ovos e, por último, o queijo. Se precisar, adicione aos poucos a água até a massa ficar gostosa de trabalhar e desgrudar das mãos. Faça bolinhas e leve para assar. Pode congelar as bolinhas antes de assar e armazenar em sacos para freezer.

BOLO DE MILHO

| sem leite e com óleo de coco |

• 1 lata de milho verde com a água
• 1/2 xícara de óleo de coco
• 3 ovos
• 7 colheres de sopa de açúcar demerara
• 7 colheres de sopa de flocos de milho
• 7 colheres de farinha de trigo
• 5 colheres de farinha de aveia
• 1 colher de sobremesa de fermento em pó

Modo de Preparo
– Bata bem todos os ingredientes no liquidificador
– Coloque em forma untada e enfarinhada em forno pré-aquecido por aproximadamente 35 minutos.