O que fazer com as crianças nas férias?

As férias são o momento mais aguardado e cheio de expectativas por parte das crianças. Para os pais fica a responsabilidade de fazer desse período um tempo de relaxamento, de lazer e também produtivo, com atividades que possam enriquecê-los. Listamos aqui algumas opções para você explorar com seus filhos nessas férias.

Visita à biblioteca. Ter contato com um lugar onde as estantes de livros não tem o espaço limitado como em casa é uma excelente maneira de estimular a natural curiosidade das crianças por histórias e fazê-las mais íntimas da literatura.

No Rio de Janeiro, o Centro Cultural Banco do Brasil tem em sua biblioteca uma área especial toda dedicada a livros infanto-juvenis com cerca de 4.000 exemplares para os pequenos. O seu programa educativo tem atividades especiais para as férias. Que tal conferir a programação e fazer um passeio diferente com as crianças?

Planetário. Um passeio que atravessa gerações. Se imergir no universo da astronomia e observar seus fenômenos encanta crianças e adultos e sempre vale uma nova visita, mesmo para que já conhecem o lugar. Juntando os amigos e fazendo um passeio coletivo fica melhor ainda!!!

Contação de histórias. Crianças nunca se cansam de novas histórias. Uma boa maneira de acalmar os ânimos e dar um intervalo no agito das férias é programar momentos ao longo do dia para reunir a criançada ou simplesmente se juntar ao seu filho e abrir os livros. Para ajudar na concentração e atraí-los mais para este momento, damos a dica de colocar um “tapete mágico” para que eles se sentem para ouvir.

Além das histórias dos livros, podem ser contadas também histórias de família. As crianças adoram saber um pouco mais de sua origem, de coisas que aconteceram quando eram pequenos ou de quando seus pais eram pequenos….enfim, o que não falta é coisa para contar!

Passeio no Museu. Aqui no Rio, muitos museus tem uma programação especial para atrair as crianças, como é o caso da Casa Museu Eva Klabin, o Museu Casa do Pontal e o Museu do Futebol. Mas há muitos outros museus na cidade que podem ser explorados e certamente irão despertar o interesse dos pequenos. Sem dúvida um passeio que vale a pena incluir na programação!

Aproveitar a Natureza. Sempre que o tempo permite é bom, mesmo com um certo friozinho, levar as crianças para brincar em contato com a natureza, nem que seja um passeio próximo a lagoa, no parques e jardins da cidade. Além disso, no Rio de Janeiro contamos com o ÁquaRio, com programação especial para as férias e locais onde as crianças podem passear de cavalo, alimentar e cuidar de animais de fazenda. Uma das opções é a Arca do Noah, em Guaratiba, que oferece visitas guiadas com botânicos para que as crianças possam mais do que olhar, aprender.