Método Alfabetização Fônico – Consciência Fonólogica
Todas as evidências científicas coletadas nos últimos 30 anos demonstram, de maneira inequívoca, a superioridade dos métodos fônicos sobre os demais. A maioria dos países do mundo preconizam o uso desses métodos em suas diretrizes curriculares nacionais.
Nesta etapa inicial de escolarização, o aluno está aprendendo a ler: a prioridade, a atenção e o esforço se concentram em quebrar, decifrar o código alfabeto. Esta é a etapa do aprender a ler. Num outro momento, ele estará apto a aprender a partir do que se lê.
Utilizamos o método fônico que ensina a relação entre grafemas (letras) e fonemas (diferentes sons menores que a sílaba). Este ensino permite à criança descobrir o princípio alfabético e, progressivamente, dominar o conhecimento ortográfico próprio de sua língua.
Trabalhamos desde a educação infantil competências da alfabetização, como a consciência fonológica e familiaridade com livros e textos impressos.
No processo de alfabetização, trabalhamos a decodificação e a fluência. Acompanhamos o aluno para que leia corretamente com precisão e rapidez e compreendendo o que lê. A fluência na leitura deve progredir conforme os anos, com o hábito e com a prática de habilidades adequadas.
No ensino da escrita, trabalhamos progressivamente a caligrafia (legibilidade e fluência para escrever), ortografia, consciência sintática e a produção de textos.