Programa de Poesia
A poesia, presente na rotina diária da educação infantil também permanece durante o ensino fundamental. Nessas séries, os alunos são expostos a uma mesma poesia por 15 dias, a memorizam e posteriormente apresentam para a turma em um concurso de declamação no qual são avaliados nos quesitos: gestual, entonação, ritmo, memória e postura..
Os objetivos da atividade são: trabalhar a entonação, o vocabulário e o significado das palavras, o ritmo, a prosódia, a exposição oral e a memória.
A memória é um dos alicerces mais importantes para a formação do intelecto. A criatividade e o raciocínio lógico não se desenvolvem no vazio, mas sobre algum conteúdo, e este deve necessariamente ser transmitido à criança.
Quanto mais rico o conteúdo e mais eficaz a transmissão, mais equipada a criança estará para raciocinar logicamente e exercer sua imaginação de forma criativa. Os benefícios da memorização da poesia são diversos e essenciais, como:
o enriquecimento dos meios de expressão por meio do aumento do vocabulário e da familiarização com estruturas sintáticas mais complexas;
o desenvolvimento da dicção, entonação e consciência fonêmica;
a percepção de padrões e sequências;
o trabalho de consciência corporal durante a declamação.