Colégio Porto Real Prumo

Alfabetização Fônica em Português

Reconhecido pela eficiência nos seus resultados, o método fônico de alfabetização consiste na estimulação do reconhecimento dos diferentes sons presente na linguagem (fonemas) e na sua decodificação à respectiva letra (Princípio Alfabético).

Parte-se do princípio que o aprendizado da leitura e da escrita por meio do processamento fônico, leva a criança a adquirir mais fluência, rapidez e compreensão daquilo que lê e escreve, uma vez que seu estímulo orienta de forma correta as regiões cerebrais responsáveis pela aquisição da linguagem.

Método Singapura em Matemática

É um método de ensino desenvolvido atualmente por docentes. Desde sua criação, ele é utilizado em escolas de diversos países do mundo, inclusive nos Estados Unidos. O método se concentra no desenvolvimento de uma compreensão dos conceitos antes de se ensinar os procedimentos, utilizando tanto uma abordagem visual e prática, combinação que enfatiza um entendimento melhor dos números e fortalece a solução de problemas.

Inglês

Com material importado da Espanha, o Colégio Porto Real adota um método intensivo de inglês, chamado Walking Into English, com conteúdos de Ciências naturais, Estudos Sociais e artes também em Inglês. Com sete tempos semanais de 50 minutos, os alunos têm uma autêntica imersão em inglês, rica em vocabulário, vídeos, histórias, músicas, bits por meio de atividades de Speaking, Listening, Reading e writing combinados com os 5 Cs: content, communication, Competence, Cognition e Community.

Educação Física

Os alunos têm atividade física 4 vezes por semana. Duas delas, são realizadas no Clube de Aeronáutica, a 1 Km do Colégio. Os alunos são transportados de van, acompanhados por um professor de educação física e pelo professor regente.

Virtudes Éticas

A cada quinzena o aluno aprofunda numa virtude, numa sequência estudada, de maneira a tornar sua personalidade mais forte e segura. Por meio de imagens, histórias, vídeos e desenhos o professor procura que os alunos interiorizem essas capacidades socioemocionais e depois as pratiquem na família e no ambiente escolar. Depois, estas virtudes são concretizadas em pequenos desafios na tutoria mensal.

Religião

Inspirado nos Métodos Bom Pastor e Montessori, o Porto Real utiliza uma técnica que facilita a compreensão dos gestos religiosos, do calendário litúrgico e das parábolas de Cristo de maneira que a fé vá penetrando mais pelos sentidos até chegar a uma compreensão mais intelectual. Consequentemente, as crianças vão gostando de estar numa igreja, vão aprendendo a rezar do seu jeito e interiorizando os valores espirituais de forma lenta e progressiva. A memória afetiva é uma aliada importante neste processo de ensino-aprendizagem.